O FILHO PRÓDIGO
14/04/2015 – Keywisson Fernandes
EUTANÁSIA NA VISÃO ESPÍRITA
07/04/2015 – José Amaral
Baseado no livro Pão Nosso de Emmanuel, lição 24, onde o autor se inspira em Lucas, 15:17. “E caindo em si disse: Quantos jornaleiros de meu Pai tem abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!” Quem são os filhos pródigos? Somos aqueles que abandonam as oportunidades de evolução espiritual? Que negligenciamos os dons e as potencialidades do Espírito em favor das facilidades e glórias materiais e passageiras? Será que Deus nos permitirá tantos erros e desacertos? Estes e outros pontos, na sempre esclarecedora análise de Keywisson. Eutanásia é um tema muito controverso. Muitos entendem que abreviando um sofrimento de uma pessoa, diante dos quadros de doenças irreversíveis, estarão cometendo um ato de caridade. Isso faz sentido? É um ato de caridade como entendem alguns, ou na verdade estamos querendo ficar livre do incômodo que a doença de um parente nos causa? Temos o direito de abreviarmos a vida de alguém, mesmo sobre este pretexto ato de caridade? Porque alguns Espíritos sofrem terrivelmente com as doenças, será para eles um reajuste com as leis naturais? Esses e outros pontos análogos em uma análise crítica, racional e espírita.

 

DIVERSIDADE
31/03/2015 – Flávia Fragoso
AUTO PROTEÇÃO
24/03/2015 – Ives Facury
Baseado no livro Vinha de Luz, lição 96 e na passagem de Paulo aos Coríntios 1,12:6: “E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”. Do que se trata esta interessante passagem? Afinal, somos todos iguais ou existe uma diversidade que regem as leis naturais e conseqüentemente as potencialidades humanas. Estas e outras interessantes reflexões na abordagem de Flávia Fragoso. Inspirado no livro: Ceifa de Luz, lição 47, o jovem orador, nos brindará com sua interpretação desta significativa orientação dos amigos espirituais. Como nos proteger das tentações e das nossas próprias mazelas. Como nos fortificar diante do mal que cotidianamente nos assalta, nos transtorna e nos inquieta. Enfim, o que podemos efetivamente fazer para nos proteger contra o maior dos inimigos: nós mesmos. Estas e outras reflexões em noite de muita luz.

 

A MULHER NA BÍBLIA
17/03/2015 – Paulo Neto
LEI DA DIVERSIDADE E DA MUDANÇA
10/03/2015 – Jomar Gontijo
O escritor Paulo Neto nos brindará com sua presença em nossa cidade, trazendo uma interessante pesquisa sobre o papel da mulher nas passagens bíblicas e evidentemente de seu importante papel no passado e no presente da coletividade humana. A sociedade judaica tinha preconceitos em relação à atuação da mulher? E o cristianismo, tanto no seu início, quanto na idade média, quanto hoje, como é de fato encarado o papel da mulher na sociedade atual? Ainda existem preconceitos com relação a temática religiosa? Estes e muitos outros aspectos de relevância, em noite imperdível!