PROLEGÔMENOS
27/05/2014 – Alexandre Mól
PORQUE A VIDA É ASSIM
20/05/2014 – Marcos Leão
Do grego ‘Prolegomenom’, que quer dizer: ‘as coisas que são ditas antes’, ou seja, uma síntese, uma sinopse de uma teoria ou de uma doutrina. O único desenho de todas as obras básicas do Espiritismo, depois da introdução em ‘O Livro dos Espíritos’, temos o capítulo: Prolegômenos. Tema extremamente interessante e importante, para quem deseja compreender a teoria da origem, evolução e destinação do Espírito na visão da Espiritualidade Superior. Uma reflexão bem humorada e crítica sobre a vida, em todos seus aspectos. O porque das alegrias e das tristezas, das mágoas, das frustrações, das ansiedades, das amizades, das inimizades, das disparidades sociais, intelectuais e espirituais entre os Espíritos, Enfim; uma abordagem geral sobre a vida em seus diversos aspectos.

 

O ESPIRITISMO HOJE!
06/05/2014 – José Amaral
NUTRIÇÃO ESPIRITUAL
29/04/2014 – Ives Facury
Como e quando, o Espiritismo pode nos ser útil hoje. Qual o caráter prático da Doutrina Espírita nos dias atuais. A construção do amor em nós, desde a compreensão platônica, passando pela aristotélica e fechando na visão universalista de Jesus e do Espiritismo. No final da exposição como de costume, perguntas e respostas ao palestrante, não percam! Baseado na obra: ‘Pão Nosso’, de Emmanuel, na psicografia de Chico Xavier, especificamente na lição 134, o Orador irá nos presentear com sua interpretação acerca da mensagem de Paulo aos Hebreus (13:9), mensagem esta tão atual como outrora. A Nutrição Espiritual e Moral indispensável para a evolução do homem na terra, na abordagem Espírita Cristã.

 

ANTE A DOR E O SOFRIMENTO
22/04/2014 – Keywison Fernandes
A FÉ TRANSPORTA AS MONTANHAS
15/08/2014 – Maria do Carmo
As derrotas da vida incitam-te ao desânimo, o desespero das perdas chagam a alma culminando o padecer na desolação. As portas da morte quantas vezes assinalam-nos tormentosos instantes de agonia. Mas ainda assim Jesus se faz diante da humanidade. Erguendo a paz, derramando consolações. O Espiritismo do Cristo, como sendo a terceira revelação para os homens descortina os véus do sofrimento apontando um norte para a experiência da verdadeira felicidade A temática da fé, tão difundida pelas religiões tradicionais, abordada pelo o Espiritismo. O que é fé? De onde ela vem? O que é a fé cega e o que é a fé raciocinada difundida por Allan Kardec; E a fé ensinada e exemplificada por Jesus, aquela que remove as montanhas (…) esses e outros aspectos em abordagem crítica, racional mais acima de tudo pelos nobres sentimentos do coração.