PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
26/05/2015 – Alexandre Mól
ESCÂNDALOS
19/05/2015 – Cláudia Penoni
Baseado no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XV. Esta profunda parábola será interpretada aos olhos da Doutrina Espírita. Quem eram, ou melhor, que são os samaritanos? Quem são os levitas, quem são os sacerdotes de ontem e de hoje? Qual a verdadeira mensagem que o Cristo nos trouxe nesta parábola? Palestra imperdível, confiram. Baseado no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, no seu capítulo VIII. O que são os escândalos? Porque disse Jesus que eles “São necessários”; disse ainda “Se a vossa mão é motivo de escândalos cortai-a”. Como assim? Será que Jesus está promovendo a violência? Qual a interpretação desta passagem? Assim como outras, deveremos olhar pelo lado material, imediatista ou uma visão espiritual, tendo como pano de fundo a leis de causa e efeito. Tudo isso você irar compreender nesta palestra.

 

PEDI E OBTEREIS
12/05/2015 – João Balbi
CONTEMPLA MAIS LONGE
05/05/2015 – José Amaral
Qual melhor maneira de orar? Cientificamente, existem comprovações com relações a eficácia da prece? Baseado no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 27, o experiente orador nos trará uma síntese deste capítulo importantíssimo para nosso cotidiano e para nossa evolução espiritual, diante dos desafios do dia a dia. Baseado no livro Pão Nosso de Emmanuel, na lição 72, onde o mesmo se inspira em Lucas, 6:38 : “Porque com a mesma medida que vos medirdes, vos medirão.” Um dos mais comuns fenômenos humanos, julgar os outros pela nossa própria ótica. Esta prática caracteriza a infância e ignorância de muitos de nós, diante das mais corriqueiras situações de nosso cotidiano; Revela traços de nossas personalidades e as mazelas e impotências diante da vida e diante de nós mesmos. O que fazer para… quem sabe reverter nossa posição diante da vida.

 

AGRADECIMENTO
28/04/2015 – Sérgio Bebiano
QUEM É O ESPÍRITO DA VERDADE?
21/04/2015 – Paulo Neto
Normalmente quando oramos, só pedimos. Poucos, mais muito poucos, sabemos agradecer; Digamos que somos filhos ingratos e relapsos. Porque essa ingratidão toda? Será que não temos motivos suficientes para agradecer? Será que a vida que temos é sempre muito ruim ou injusta? A prática do agradecimento denota humildade e consideração do ser humano diante da bondade infinita de nosso pai e criador! Muito se fala no espiritismo no Espírito da Verdade, afinal, quem é Esse Espírito? Será uma individualidade ou será uma coletividade de Espíritos Superiores? Qual sua missão, seus objetivos e finalidades? Qual o conteúdo de sua mensagem para nosso cotidiano? O escritor Paulo Neto nos trará um minucioso estudo sobre o tema.