DIJ – Departamento da infância e Juventude

O que é a Evangelização Infantojuvenil?

“[…]educar uma criança e um jovem á luz do Espiritismo é semear luz pelos caminhos do futuro…”
Vianna de Carvalho

Evangelização Espírita Infantojuvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e á vivência do Evangelho de Jesus junto á criança e ao jovem. Sua ação visa:

  • Promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;
  • “Proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da ‘natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e.
  • Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral critico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação do seu meio, rumo á perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infantojuvenil.4ed.2.reimp.Rio de Janeiro: Feb, 2011.)

Na Instituição Espírita, a atividade de Evangelização abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.

A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados á vida em família, fundamentados a luz da Doutrina Espírita.

A relevância da tarefa é destacada por vários benfeitores espirituais, dentre eles, Guillon Ribeiro,² ao afirma que é ‘imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefa da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita”, e Vianna de Carvalho,¹ ao sintetizar que:

“[…] á Evangelização Espírita Infantojuvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã.’

Fonte: https://nossolarlondrina.com.br/dij/